Conheça a história de Alexandre Mattei, o canoísta que juntou caiaque e Stand Up Paddle Surf, batizando a modalidade de Paddle Surf, quando ninguém sabia o que era SUP Surf.
O ano é 1997. Stand Up Paddle Surf existia praticamente só no Havaí e era praticado por pouquíssimas pessoas. Nesse mesmo ano, uma reportagem feita pela TV Tribuna, filiada da Rede Globo no litoral paulista, apresentou, em uma reportagem especial para o Globo Esporte, o “Paddle Surf”, um esporte recém-criado pelo canoísta Alexandre Mattei que misturava caiaque com surf. Alexandre remava sentado em seu caiaque e, ao dropar a onda, levantava-se e passava a surfar de pé sobre o caiaque, usando o remo para auxiliá-lo nas manobras e no direcionamento. Ele não tinha a menor idéia de que no Havaí existia um esporte chamado Stand Up Paddle Surf e batizou o que fazia de “Paddle Surf” a pedido da reportagem, lançando um “embrião” do SUP por puro instinto.
Essa história permaneceu esquecida até que o no final do ano passado o nosso site irmão, o SupSurf.com.br, apresentou um furo de reportagem e fez uma matéria com o vídeo de Alexandre, resgatado graças ao YouTube.
Para nossa surpresa, no começo desse ano, Alexandre entrou em contato conosco enviando o vídeo para divulgação. Resolvemos então fazer umas perguntas para o cara e descobrir um pouco mais dessa história. Acompanhe o vídeo e entrevista logo abaixo:
Entrevista - Alexandre Mattei
SUPCLUB - Há quanto tempo você pega onda de caiaque e como foi qoe surgiu a ideia de surfar de pé?
Alexandre - Eu já surfava de pranchinha desde 1982, mas comecei a surfar de caiaque somente em 1996. Depois de seis meses surfando sentado, alguém me zoou, não lembro quem foi, mas falou rindo que surf mesmo tem que ficar de pé e eu topei o desafio. Pra minha surpresa deu certo!
SUPCLUB - E você participa de competições de kayaksurf?
Adquiri meu primeiro caiaque próprio pra manobras de surf, chamado kayaksurf em 2004, mas fui participar de competições mesmo somente em 2007, quando fui Campeão Sênior e Vice-Campeão Open. Em 2008 não competi e em 2009 fui Campeão Brasileiro Máster e Bronze na Open. Em 2010 fui Vice-campeão brasileiro na Open e Campeão Máster. Nesse mesmo ano fui Campeão Sul-americano Máster e fiquei em quinto na Open, poderia ter ficado em posição melhor na Open também, mas não veio onda pra mim na semi-final, fiquei correndo atrás de ondas e elas fugindo de mim..rs.. quem compete sabe que isso acontece (menos com o Kelly Slater).
SUPCLUB - De quem foi a idéia de batizar o esporte que você criou de "paddle surf"?
Alexandre - Eu surfava de pé no caiaque com muita frequência e descia altas ondas com ele, dropava despencando, de tudo quanto é jeito e comecei a gostar dele mais que o próprio surf com pranchinha. Um dia, um repórter da TV Globo estava cobrindo um campeonato de surf e me viu praticando aquela coisa esquisita com remos e, ao sair da água, ele me solicitou uma reportagem e eu topei. Marcamos o dia e eu teria que dar um nome praquilo, mas ninguém sabia como se chamava, nem os surfistas mais experientes. Daí procurei no dicionário como seria "remo" em Inglês e batizei de Paddle Surf. Foi puro bom senso, mas não imaginava que surgiria, quase dez anos depois, algo muito similar e com o mesmo nome.
Além do caiaque, Alexandre se amarra em kite surf. |
Alexandre - Ainda não experimentei SUP, mas vontade não falta e logo encomendarei um. No momento estou morando em Joinville, região de muitos rios e agora pratico mais Creek, que é descida de corredeiras com caiaque. De vez em quando vou à praia treinar Kayaksurf, pois sou competidor e aproveito pra levar meu Kite, esporte este que eu ADORO!
SUPCLUB - Como foi sua reação quando os primeiros SUP's começaram a surgir no outside?
Alexandre - O primeiro que eu vi surfando com um SUP foi o Haroldo Ambrósio, na Praia de Pitangueiras, no Guarujá, isso em 2005 ou 2006, aproximadamente, mas nem era uma prancha de SUP e sim um long 11 pés em que o Haroldo fazia milagre conseguindo remar de pé naquilo. Achei muito interessante mesmo, mas como eu era fissurado em kitesurf nem me interessei muito. Logo em seguida vi o Jorge Paccelli, o Sylvio Mancusi e o Hilton Alves também. Penso que o SUP trouxe um novo momento pro surf, pois juntou filho, pai, avô, mãe, isto é, trouxe muitas alternativas pra se aproveitar o mar e praticar surf de uma forma mais interativa com a onda. O surf estava precisando de uma inovação e o SUP trouxe isso com sucesso, favorecendo não só os amantes de esportes náuticos, mas principalmente quem vive dele, pois os campeonatos de SUP estão tomando espaço inacreditável na mídia e as fábricas de pranchas de surf estão atoladas de encomendas de SUP’s.
SUPCLUB - gostaria de deixar algum recado?
Alexandre - O recado que eu gostaria de deixar é que Drogas e Esportes não combinam, por isso, FAÇAM ESPORTES! O importante é fazer esportes e levar uma vida feliz e saudável.
Nota do blog: se você quer conhecer outras histórias de pioneirismo, não deixe de ler nossa série “Raízes do SUP I, II, III”.
O SUP CLUB é um espaço democrático voltado para o desenvolvimento e consolidação do Stand Up Paddle. Se você faz parte ou conhece histórias de pioneirismo, entre em contato com a gente. Nosso e-mail é supclub@hotmail.com.
ALOHA!
Parabéns!
ResponderExcluir