quinta-feira, 31 de março de 2011

Entrevista: Alexandre "Magrinho" Takeo - SUP no Hawaii

De volta ao Brasil após uma temporada de quatro meses no Hawaii, Alexandre Takeo, o Magrinho, trocou uma idéia com o SUPCLUB sobre essa experiência, relação entre surfistas tradicionais e supistas no crowd do North Shore e preparação para o mundial. Confira.

SUPCLUB - Qual a sensação de praticar SUP no Hawaii?

Magrinho - Difícil descrever. É uma sensação única. Só estando lá mesmo para sentir a pressão daquela maquina de onda que é o Nort Shore!

SUPCLUB - Como está a cena de SUP no Hawaii? Em relação ao SUP Surf, há praias onde é proibido praticar?

Magrinho - O SUP está bastante popular no Hawaii. Você pode praticar em qualquer praia, mas tem que tem ter bom senso para escolher onde surfar de SUP.

SUPCLUB - E como é a relação entre surfistas e supistas por lá? Há estresse no crowd? Como funciona a chagada no lineup de SUP?

Magrinho - É uma relação um pouco tensa. Não é muito agradável. Rola estresse sim no meio do crowd, mas graça as a Deus não tive nenhum problema. E em alguns picos é considerado falta de respeito ficar remando em pé no meio do crowd. Nesses lineups você rema deitado por entre os surfistas. É uma questão de respeito às regras daquele pico.



SUPCLUB - Como foi a sua relação com os locais? Você com essa "cara de havaiano" levou alguma boiada lá? (risos)

Magrinho - Com certeza me ajudou muito! (risos) Não tive problema com nenhum local.

SUPCLUB - Em que aspecto você acredita que seu SUP Surf evoluiu?

Magrinho - Acredito que nesses quatro meses de Hawaii ganhei experiência em ondas grandes principalmente.

SUPCLUB - Algum momento marcante dessa trip que você queira contar?

Magrinho - O fotografo James Thisted falando para mim de frente para Off The Wall 8 a 10 pés: "magrinho se você entrar ali, você vai ser o primeiro brasileiro a dropar Off The Wall de stand up paddle." Fiquei na areia pensando no que ele tinha me falado e olhando aquelas bombas explodindo naquela bancada rasa com pedras brotando de todos os lados. Então resolvi entrar e deu tudo certo. Peguei minhas ondas e o James clicou o moment. Tudo de bom. E sensação de trabalho feito!

SUPCLUB - Como está sua preparação para a próxima etapa do mundial?

Magrinho - Quatro horas de surf e alongamento todos os dias e na alimentação, proteína, carboidrato e muita salada e frutas.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Alessandro Matero chega em 2° lugar em race por equipes nos EUA

Amendoim rema forte para alcançar a importante segunda colocação por equipes. Foto: Mike Muir
A equipe "Riviera" formada por Alessandro Matero, Thomas Maximus e Brad Rambo conquistou a segunda colocação na "Catalina Challenge 2011", tradicional prova californiana de SUP Race de revezamento por equipes com largada na ilha de Catalina até cidade de Dana Point percorrendo uma distância de aproximados 70 quilometros.

A prova atraiu alguns dos melhores remadores da atualidade de OC1, OC2, Paddleboard e Stand Up Paddle. A equipe "Ohana" formada por Tom Gallagher, Rob Rojas e Anthony Vela foi a grande vencedora no SUP Race de revezamento com três atletas.

Amendoim (centro à direita) feliz com o resultado ao lado de Thomas Maximus e amigos. Foto: Billy M. Kho
Com esse excelente resultado, Matero retorna ao Brasil motivado para seguir com os treinos para a temporada havaiana de SUP Races, com início em Julho, onde certamente trará novos bons resultados para o SUP brasileiro.

terça-feira, 29 de março de 2011

Shark Paddle ataca na pororoca!

Matteí surfa a pororoca do rio Araguari. Foto: divulgação
O canoísta Alexandre Matteí acaba de voltar de uma viagem ao norte do Brasil para surfar e testar sua invenção, a "Shark Paddle", u mistura de Stand Up Paddle com Kayak Surf, nas ondas da Pororoca do Rio Araguarí, no estado do Amapá.

Em companhia de Sérgio Laus e de outros surfistas, Matteí surfou longas ondas atingindo cerca de dois metros em algumas sessões, com muita força - característica das ondas de pororoca. "Tava sinistro! Curti muito, foi inesquecível e a prancha funcionou muito bem", afirma, feliz com a empreitada bem sucedida com seu invento.


Confira as fotos:

sábado, 26 de março de 2011

1º Starboard SUP Inovation: Luis "Animal" Guido chega na frente em dose dupla

Finalistas da SUP Race 12'6". Foto: Água Marinha/Facebook
Após a vítoria na race, no SUP Cross Amerad, realizado no início de março, em São Vicente, Luis "Animal" Guido fez bonito novamente e venceu em duas categorias no 1º Starboard SUP Inovation, realizado hoje, na Tempo Windclub, localizada na repreza Guarapiranga em São Paulo capital, SUP Race e SUP Surf Race.

Além da prova de SUP, a represa recebeu o ‘Verão Paulistano – Guarapiranga Radical’ evento que sediou no mesmo local a Copa São Paulo de Hobie Cat, o Desafio São Paulo de Wind Surf, o Campeonato Paulista de WakeSkate além do Campeonato de Stand Up Paddle. 

Confira os finalistas:

sexta-feira, 25 de março de 2011

Alessandro Matero fica em 6° na geral da Adler Paddle Race, Califórnia

                                                  Largada da Adler Paddler. Foto: Nora Straight


O paulista Alessandro Matero conquistou a sexta colocação na categoria geral da 'Adler Paddle Race', prova de 5km20m realizada ao redor de Naples Island, uma ilha fluvial nas proximidades de Long Beach, Califórnia. Bastante popular, a prova teve caráter beneficente com o objetivo levantar fundos para a John Ritter Foundation, fundação dedicada a informar e prestar assistência sobre o aneurisma da aorta, uma doença cardiovascular.

Em viagem pelos EUA para aprimorar seu SUP, remando ao lado de alguns dos melhores remadores de SUP do mundo. Amendoim também participou da prova de race 'Surftech Surf & Sand Duel', em Cowells Beach, Santa Cruz, Califórnia, mas não conseguiu uma boa colocação, por conta da diferença de fuso horário e da difícil adaptação ao clima gélido do norte da California nessa época do ano. 


Apontado hoje como o principal nome da modalidade no Brasil, conquistando uma série de vitórias em provas importantes, Matero volta ao Brasil na próxima semana para se preparar para a temporada havaina de SUP Race, com início em junho, onde pretende disputar cinco provas.

Confira os resultados e tempos dos dez primeiros colocados da Adler Paddler Race: 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Entrevista: Tom Jones, Stand Up Paddle ao extremo (parte II)

                                                                                 Foto: tomjonesextreme.com
Confira a abaixo a segunda parte de nossa matéria especial sobre o maior casca-grossa do SUP mundial. Descubra como Tom sobreviveu a uma infância extremamente difícil transformando um grande trauma em força motriz para alcançar conquistas inacreditáveis. Em entrevista, ele fala sobre sua rotina de remador, seu aprendizado com Laird Hamilton, seus trabalhos sociais e conta como quase virou almoço de orca! 

Prepare-se para se sentir motivado e boa leitura!

Parte II - Entrevista: Tom Jones

quarta-feira, 23 de março de 2011

Perfil: Tom Jones, stand up paddle ao extremo

                                                            Tom Jones. Foto: k38waterstrategy.com
O norte americano Tom Jones é o maior “casca grossa” do SUP mundial. Dono de uma lista admirável de superações e conquistas, ele agora se prepara para encarar um novo desafio: tentará ir da Califórnia ao Havaí remando em um Stand Up Paddle. Se você acha isso loucura, saiba que é muito provável que ele consiga, pois “desistir” é uma palavra com a qual Tom não tem a menor afinidade.

Agora, trazemos até você duas reportagens especiais (perfil e entrevista) realizadas pelo site Stand Up Latino, gentilmente concedidas ao SUPCLUB.com.br, para que você conheça um pouco mais sobre esse incrível ser humano e atleta, autor de feitos inacreditáveis. Prepare-se para sentir-se inspirado!

Parte I - Perfil: Tom Jones

terça-feira, 22 de março de 2011

BNDES é o novo patrocinador da Canoagem Brasileira

Luciano Coutinho entre o ministro Orlando Silva e João T. Schcwertner durante o anúncio. Foto: cbca.org.br

A Canoagem brasileira conquistou na data de ontem, 21 de março, um importante passo que proporcionará um crescimento exponencial do esporte no país. Nesta data, no Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tornou-se o novo patrocinador da canoagem brasileira.

domingo, 20 de março de 2011

1º Starboard SUP Inovation vai agitar a Guarapiranga no próximo sábado

A Tempo Wind Clube, um dos mais tradicionais clubes de esporte à vela da cidade de São Paulo, irá realizar dia 26/03, próximo sábado, a 1º Starboard SUP Inovation, prova nas modalidades Race 12’6” e SUP Surf Race até 12’. O percurso será de 3Km nas categorias adultas e 500m para o SUP Kids.


sábado, 19 de março de 2011

Meninas do SUP de Santos são tema de matéria em blog

                                                                                     Foto: Roberto Melchior


O novo blog santista ,“Juicy Santos” , publicou uma matéria sobre as meninas que praticam Stand Up Paddle na cidade de Santos. Além traçar um breve panorama sobre as origens do esporte, Flávia Saad, a autora da matéria, conversou com Julia Alonso Meneghello, advogada e diretora de marketing do SUP CLUB e com a nutricionista Alice Mayumi Kinjo Okumura, que contam um pouco de sua experiência no esporte e passam dicas para outras meninas interessadas em praticar Stand Up Paddle.

Clique aqui para conferir a matéria.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Stand up Paddle auxilia vítimas de enchente

Um grupo de supistas havaianos, em viagem pelas Filipinas, resolveu arregaçar as mangas (ou melhor, usar os remos!) para ajudar a uma comunidade localizada da cidade de Taytay, no estado de Rizal, que teve várias casas e ruas tomadas pelas águas por conta de um grande alagamento causado pelas fortes chuva que assolam a região nessa época do ano.

Aproveitando-se do tamanho e facilidade de locomoção, eles usaram as pranchas para chegar com facilidade às casas ilhadas pelas águas e levar comida e mantimento às pessoas. Confira o vídeo abaixo:




Fontes: http://supsurfbrasilia.blogspot.com; http://www.youtube.com

quarta-feira, 16 de março de 2011

SUP Cross Amerad: vídeo está no ar!

Nosso vídeo sobre a segunda edição do SUP Cross Amerad está no ar! O evento, realizado no último domingo, dia 13, na praia do Gonzaguinha, em São Vicente, contou com a participação de vários atletas e foi marcado por disputas eletrizantes em várias categorias. 

Confira o vídeo abaixo:




Confira os resultados e tempos de todas as categorias .clique aqui!.

Volta a Ilha de Santa Catarina: partida prevista para 23 de março

Floripa, cenário do evento. Foto:divulgação
O organizador da prova, Marco Antonio Gorayeb, acaba de anunciar na página do evento, no Facebook, que a expedição "Volta a Ilha de Santa Catarina Eco SUP" deverá ter início no dia 23 de março, a depender das condições climáticas.

A expedição será um evento sem caráter competitivo, elaborado para ser concluído num período máximo de cinco dias, com critérios rigorosos em relação à questão de segurança de todos os atletas que percorrerão a costa de Florianópolis em um percurso de aproximadamente 125 Km. A data foi escolhida em função do aniversário de Floripa.

Atletas interessados em participar da expedição devem entrar em contato com Marco através do e-mail marcogorayeb@gmail.com ou pelo telefone (61) 9638-7178.

 + Informação  confira aqui a matéria do SUPCLUB sobre o evento.

terça-feira, 15 de março de 2011

2° SUP Cross Amerad: confira os resultados e tempos de todas as categorias

Prova contou com um grande número de atletas e público. Foto: Julia Alonso
O site Radicais da Ilha disponibilizou os resultados e tempos de todas as categorias do SUP Cross Amerad, evento realizado no último domingo, na praia do Gonzaguinha, em São Vicente e que contou com grandes nomes do esporte. 

Confira os resultados abaixo:

Globo Mar registrará o Ibiraquera Paddle Challenge nesta quinta

Dia 17, quinta-feira agora, vai rolar em Imbituba, litoral de Santa Catarina, o Ibiraquera Paddle Challenge, um remadão com percurso entre a Lagoa de Ibiraquera e o mar para com o principal objetivo de promover um encontro com supistas de todas as idades, que poderão se divertir e participar de percursos mais reduzidos, de acordo com o nível técnico de cada um. Uma equipe de reportagem da Rede Globo estará presente registrando o evento que será exibido no programa Globo Mar, em rede nacional.

A largada está prevista às 10 da manhã e atletas de outras modalidades já confirmaram presença, o que reforça o clima de confraternização do evento.


Para participar basta se inscrever pelo fone (48) 9102-4433, ou pelo e-mail: abfloat@terra.com.br.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Campeonato norte-americano de SUP em rios será em junho

Além das tradicionas disputas de SUP Cross, haverá também SUP Surf em ondas de rio. Foto: Todd Patrick

A tradicional marca de SUP C4 Waterman novamente se uniu à Aspen Kayak & SUP e à EnviroAction Productions para anunciar o “Whitewater Stand Up Paddling Championship 2011”, o campeonato norte-americano de SUP em rios.

O evento será realizado no segundo final de semana de junho, dias 11 e 12, e será divido em três diferentes modalidades. A partir de sábado, supitas testarão seus limites descendo as corredeiras classe II e III da South Canyon, em Glenwood Springs, Colorado. Em seguida, haverá uma prova de SUP Cross por equipes, onde quatro atletas, por equipe, deverão correr em revezamento por uma distância de 100 metros, que inclui uma rampa de cimento até a margem do rio, para depois pegarem suas pranchas para uma disputa de race em uma distância de 650 metros.

No domingo a competição mais inusitada: SUP Surf no pico conhecido como “G-wave”, uma onda estática formada pelo atrito de uma laje contra o fluxo do rio que permite a execução de manobras como cutbacks, rasgadas e até 360. Após a competição de surf, será realizada uma grande festa de encerramento onde serão premiados os campeões do evento.

Supistas de outros países são aguardados e Paul Tefft, um dos organizadores do evento, convida a todos os supistas brasileiros a participar do evento: “esperamos receber supistas do Brasil esse ano, vocês são bem vindos” afirma.

Para maiores informações acesse: http://www.whitewatersupchampionship.com/

  + informação  
Conheça a série de reportagens exclusivas do SUPCLUB sobre o SUP em rios e lagos clicando nos links abaixo:

SUP em água doce Parte I .
SUP em água doce Parte II
SUP em água doce Parte III
Ouvir
Ler foneticamente

domingo, 13 de março de 2011

Luis "Animal" Carlos Guido vence a Race no 2º SUP Cross Amerad

Animal à direita da foto junto aos cinco finalistas da categoria Race. 
Disputas eletrizantes marcaram a segunda edição do SUP Cross Amerad na manhã de hoje, na praia do Gonzaguinha em São Vicente. Na categoria principal, a Race, Luis "Animal" Carlos Guido, largou muito bem e manteve o ritmo forte para chegar em primeiro lugar. Monica Pasco mostrou muita disposição para vencer na SUP Race e na SUP Surf femino. Marcelo Lins, venceu a categoria SUP Surf Masculino e o legend Neno Matos mostrou que é casca grossa vencendo nas duas categorias da master masculino. Suzete Villela venceu a Master feminino e Caroline Lima foi a grande campeã do SUP Kids.


Mais notícias e vídeo da prova em breve.

sábado, 12 de março de 2011

Supistas de Brasília criam grupo virtual para troca de informações

O SUP não para de crescer em Brasília. Foto: supembrasilia.com.br
Uma boa idéia adotada pelos supistas de Brasília pode servir de exemplo para facilitar a comunicação entre supistas de outras partes do Brasil para troca de mensagens sobre tópicos específicos.
 
O supista local de Brasília, Breno Doria Felicio, contactou o SUPCLUB.com.br para divulgar o recém criado grupo virtual de discussão para a galera do SUP de Brasília, o Stand up paddle Brasília-DF, no googles group.
 
Grupos virtuais, como próprio nome diz, são grupos criados na internet com a finalidade de viabializar a troca de informação ou discussão sobre algum tema de comum interesse dos participantes do grupo. É possível compartilhar documentos, imagens ou outras informações. Qualquer membro pode visualizar, contribuir e comentar a partir da página do grupo. Os mais conhecidos são o googles group e o yahoo groups, mas existem muitos outros.
 
Breno pretende com a criação do grupo criar um ponto de encontro virtual para que a galera do sup de Brasília tenha oportunidade de trocar informação, organizar passeios e campeonatos.
 
Para conhecer o 'Stand up paddle Brasília-DF' visite a home page do grupo: http://groups.google.com/group/stand-up-paddle-brasilia-df
 
Para participar grupo, envie um e-mail para: breno.felicio@gmail.com

sexta-feira, 11 de março de 2011

CBS incluirá módulo de SUP em curso de instrutores de surf

Daniel Miranda. Foto arquivo pessoal

A CBS, Confederação Brasileira de Surf, ciente do crescimento e popularidade alcançados pelo Stand Up Paddle, incluirá, pela primeira vez no Brasil, um módulo especial dedicado ao SUP dentro do Curso de Instrutores de Surf, Nível 1-ISA, que será realizado esse mês, no Rio de Janeiro. 

O Curso, reconhecido pela ISA (International Surfing Association), oferece certificação com validade internacional e tem como objetivo capacitar profissionais para trabalhar na introdução ao surf. 


As aulas serão conduzidas por Marcos Conde, instrutor oficial da ISA e contam com a participação especial do surfista profissional Daniel Miranda no módulo SUP. 

O curso se realizará nos dias 19 e 20 de março, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) e tem apoio do Kite Surfe Club K08 e Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro). Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx21) 7485-6941 ou diretamente com Marcos Conde através do e-mail: marcosconde@novatrilha.com.br

Fonte: http://waves.terra.com.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

Stand Up Paddle inspira a criação de novos esportes

Assim como o skate e o body board foram inventados inspirados no surf, para atender a determindas necessidades enfrentadas por seus criadores, o Stand Up Paddle também anda inspirando "professores pardais" mundo afora. Dois exemplos são o Shark Paddle e o SUP Ski.

 Shark Paddle 
                                Mattei testa seu invento. Foto divulgação
O esporte que mistura Stand Up Paddle com Kayaksurf é uma criação do brasileiro Alexandre Mattei. Não por acaso, ele foi a primeira pessoa a usar o termo "Paddle Surf" no Brasil. Alexandre batizou assim a atividade que gostava de praticar: remar em seu caiaque para entrar nas ondas e depois ficar de pé, usando o remo para manobrar. Isso em 1996!

Inspirado pela a popularidade do SUP e pela revolução dos materiais com os quais as pranchas são feitas hoje, Alexandre resolveu desenvolver uma prancha que permitisse fazer aquilo que gostava em 96, só que agora com mais segurança e design próprio.

quarta-feira, 9 de março de 2011

SUP Cross Amerad: prova é nesse domingo

Os vencedores da prova em 2010. Nova prova já tem recorde de inscritos


Acontece neste domingo (13), a partir das 09h00, na praia do Gonzaguinha, em São Vicente, uma das principais e pioneiras competições de Stand Up Paddle da Baixada Santista. Batendo recorde de inscritos, o 2º Sup Cross Amerad que foi pioneiro em sua primeira edição, revolucionando e incentivando as competições da modalidade na região, vem trazer aos praticantes dos pranchões a remo, uma prova carregada de adrenalina e fortes emoções. Desta vez o evento irá contar com duas categorias de Stand Up Paddle, o Sup Cross Race com pranchas no limite de 12’6” e a Sup Cross Surf com pranchas com tamanho até 10’6”, em uma remada eletrizante dentro da linda Baía de São Vicente.

A competição, que é uma realização da Associação Múltipla de Esportes Radicais (Amerad), uma das principais entidades regentes dos esportes radicais na Baixada Santista, irá sortear entre todos os inscritos na competição, um Paddle Race 12”, avaliado em R$ 4.000.00, produzido com conceito Keahana e fabricado pelo experiente shaper Armando Jaguary e também irá premiar os cinco primeiros colocados em oito categorias. “Estou feliz e orgulhoso com a repercussão deste evento, atletas de 4 estados estão vindo participar da prova, alem de toda a Baixada Santista que estará presente em peso no evento”, conta André Cavallero, organizador do evento e presidente da Amerad .

O 2º Sup Cross Amerad é uma competição de velocidade e explosão em um percurso de 3Km em formato de triangulo onde o mais rápido se torna o campeão. As inscrições antecipadas custam R$ 80,00 e os atletas terão direito uma camisa do evento e mais uma camisa de lycra para competirem na prova.

Maiores informações podem ser obtidas através do site www.radicaisdailha.com ou pelo tel. 13 7810.6466 Id 96*31651.


.+ Informação  Aqui você confere a matéria do SUP CLUB sobre o evento

segunda-feira, 7 de março de 2011

Praticante de Stand Up Paddle relata os efeitos positivos do SUP em sua vida

Cristiane e Renato. Foto: Eduardo Marcelo Nicastro (papão)

Confira baixo o depoimento muito legal feito por Cristiane Zamari Diogo sobre os efeitos positivos da prática do SUP em sua vida. Ela e Renato, seu marido, são presença constante nas animadas expedições que a galera do SUP de Santos promove nos finais de semana, saindo da Ponta da Praia em direção a praias desertas no Guarujá. Quem pratica SUP sabe: é um esporte que proporciona benefícios que vão muito além do físico.

O Stand Up Paddle tem feito um bem imensurável na minha vida. Tenho vencido meus limites e obstáculos (físicos e emocionais), tenho conhecido pessoas incríveis e também remado com pessoas que se para mim já eram especiais, se tornaram ainda mais. 


O contato direto com a natureza é um prazer inexplicável em palavras, tem que sentir! A troca de experiências e o aprendizado constante, assim como o respeito ao limite do próximo são coisas que também tenho vivenciado no esporte. A gente tem a oportunidade de refletir muito, e como para mim se tornou um esporte comum com meu marido, posso dizer que rola até DR no mar, essa se tornou a nossa nova "terapia" de casal... E se existe um bom conselho que eu possa dar às minhas amigas casadas é que separem um tempo semanal para fazerem algo só com seus maridos e que isso aconteça em ambientes naturais, nem que seja uma caminhada no parque ou na orla, ou até mesmo no mar, pois isso vale muito a pena!!! Isso vale para os meus amigos casados também!!! Enfim, a todos que quiserem experimentar, será um prazer! Beijo enorme e bom carnaval! 

Por Cristiane Zamari Diogo

sábado, 5 de março de 2011

1º Água Limpa Ubatuba reúne 50 praticantes de Stand Up Paddle em ação ecológica

Chati rema na canoa havaiana dando suporte aos supistas. Foto: Luis Pavão/ Ubatuba em Revista
Aproximadamente 50 praticantes do Stand Up Paddle (SUP) de Ubatuba promoveram no último domingo, 27, o “1º Água Limpa Ubatuba 2011”. Os supistas saíram do Píer, no Itaguá, percorrendo a orla, até chegar na praia do Matarazzo onde fizeram a coleta. Outro grupo foi até o Perequê-Açu, também recolhendo detritos do mar e da costeira e parte da equipe ficou em terra, percorrendo toda a praia do Itaguá a pé, fazendo a limpeza da areia. Ao final todos se reencontraram no Píer, onde celebraram o sucesso da ação.

“Se por um lado foi bom, por termos atingido nosso objetivo, que era a coleta de lixo, por outro ficamos tristes ao ver que o homem continua poluindo nossa natureza”, declarou Luiz Claudio Graglia, o “Huka”, um dos organizadores do evento. “Agora vamos pensar em promover a próxima ação, pois todos estão muito animados com a iniciativa”, disse o organizador. Durante a ação, a Prefeitura de Ubatuba distribuiu livretos, panfletos e vales-mudas aos participantes e colaborou na infraestrutura do evento.


Os interessados em obter mais informações sobre os próximos eventos da UbatubaSUP podem entrar em contato (12) 7814-2436. O “1º Água Limpa Ubatuba 2011” foi organizado por Luiz Huka, Fábio Chati e UbatubaSUP, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, Anhanguera, Aldeia Hostel, Aquário de Ubatuba, Pousada Estrela do Mar, SOS Praias do Brasil, Prolim, Ubatuba em Revista e Barquario.