quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ECO SUP - Saquinho de jornal para lixo

O praticante de stand up paddle é por essência - e vivência - um defensor do meio ambiente. Oceanos, rios e lagoas são nossa segunda casa e por isso sabemos que um dos maiores ‘inimigos’ desses ecossistemas são as sacolinhas plásticas. Mas como combatê-las? A diminuição de seu consumo já seria um belo começo...

Dessa forma, inauguramos nossa nova coluna chamada ECO SUP com algumas sugestões e alternativas ao uso mais comum das sacolinhas: o de saquinhos de lixo.

O texto abaixo é uma adaptação do original escrito pela ambientalista Juliana Valentini, criadora do saquinho de jornal que vocês irão conhecer logo abaixo. Ela também matém o blog  www.deverdecasa.com com sugestões super criativas que vão ajudar você a fazer a sua parte e viver de uma maneira mais sustentável.
 
O caminho muitas vezes é o mesmo: a sacolinha vai pro bueiro, de lá cai no córrego, que desagua no mar e, por fim, entra na cadeia alimentar  de tartarugas e outros animais

A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" de sacolinhas plásticas é a embalagem do lixo, afinal, precisamos de um recipiente descartável para colocar o lixo. Sendo assim, o primeiro passo seria optar por “Sacos de lixo Biodegradáveis” que são feitos com materiais orgânicos e de fibras vegetais e levam bem menos tempo para se degradarem no solo. Entretanto, esse tipo de plástico não é facilmente encontrado.

Além disso será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?

Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc.), pode ir direto para a lixeira sem proteção. 

No caso dos lixinhos da pia e do banheiro o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. 

.Veja passo a passo:

Tudo começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá essa figura

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação
Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho! É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!


Um comentário:

  1. Olá, Supclub!
    Sou a Juliana, criadora do saquinho de jornal.
    Minhas fotos e textos, postados em 6 de dezembro de 2009, foram copiados e começaram a circular pelo país em um e-mail anônimo, sem menção a fonte. Imagino que foi assim que você tomou conhecimento da novidade.
    Fiquei muito feliz com a aceitação da idéia mas chateada por não ter sido mencionada.
    Te convido a conhecer o blog e peço, por favor, que por consideração e respeito a direitos autorais, adicione na sua postagem o meu endereço:
    http://www.deverdecasa.com/2009/12/saquinho-de-jornal.html
    Será um prazer ter meu post divulgado aqui, mas imagino que você concorde comigo que citar a fonte é uma atitude super do bem, assim como seu trabalho.
    Um abraço e parabéns pelo blog,
    Juliana Valentini

    ResponderExcluir