quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SUP DOC: Estudo mostra quais são as lesões mais comuns em praticantes de SUP

Lesões de ombro são as mais comuns, de acordo com estudo


Stand Up Paddle é o tipo de esporte em que a gente fica viciado muito facilmente. A facilidade de aprendizado e o prazer proporcionado pela prática fazem com que o SUP seja um dos esportes que mais crescem no mundo em número de praticantes. Essa nova paixão leva pessoas que até pouco tempo não tinham o hábito de praticar esportes continuamente a submeter-se, de uma hora para outra, a uma grande carga de exercícios. A consequência inevitável disso é o surgimento de lesões, que em alguns casos podem se tornar graves. Por isso é importante saber que tipo de lesões são mais comuns de maneira a evitá-las com maior eficiência, seja melhorando a técnica, fazendo um trabalho paralelo de fortalecimento muscular ou dosando a carga horária de prática.
 
Entretanto, por ser um esporte relativamente novo, ainda há pouca informação sobre os maiores danos causados pela prática incorreta do SUP. Mesmo no Hawaii, que talvez seja o lugar onde a popularidade do SUP atinge os níveis mais elevados no mundo, ainda há pouco estudo acerca de lesões suscetíveis ao esporte. Tal fato levou uma ávida praticante de Stand Up Paddle, a Dra. Chelsea Walker, médica e pesquisadora da mais conceituada universidade havaiana de medicina, a John A. Burns School of Medicine, a fazer um levantamento sobre as lesões mais comuns em praticantes de SUP. Foram avaliados 88 praticantes, dos quais mais da metade apresentava algum tipo de lesão, sendo a de ombro a mais comum.
"Tomados os devidos cuidados, Stand Up Paddle é um esporte indicado para todas as idades"
De acordo com a Dra. Walker, essas lesões de ombro são comuns porque os praticantes, de uma maneira geral, tem o hábito de remar usando apenas os braços, ao invés de aproveitar o balanço do corpo todo para impulsionar a prancha. A remada, feita sem usar o corpo, sobrecarrega os ombros causando uma série de lesões, sendo as mais comuns a bursite e a tendinite que foram, inclusive, tema de matéria nesse blog (clique aqui).

Mas, além da técnica incorreta, há outra causa de lesões muito comum: o excesso. Iniciantes devem tomar um cuidado especial e controlar a empolgação a medida em que passam a dominar o equilíbrio e se aventurar em passeios com a prancha. Entorses e distensões pé são muito comuns quando se passa horas ininterruptas em pé, ainda mais quando se está tensionado sobre a prancha buscando o equilíbrio.

Dra. Walker recomenda aos iniciantes começarem devagar e de maneira progressiva, tomando o cuidado de não ultrapassar uma hora de prática por dia. Aquecer os músculos antes e um leve alongamento após a prática também são altamente recomendados. Aos mais adiantados, é sempre bom manter a atenção quanto à postura e aos sinais de dor emitidos pelo corpo. É normal sentir dores após uma prática mais puxada, entretanto, dores agudas e persistentes são sinais de que algo não está bem. É necessário dar tempo aos músculos e nervos para que se recuperem, em outras palavras: descanso! Além disso, consulte sempre um médico ortopedista que poderá avaliar o tipo e a gravidade da lesão encontrada e a melhor forma de tratá-la. 

Tomados os devidos cuidados, Stand Up Paddle é um esporte indicado para todas as idades por trabalhar todos os músculos do corpo e melhorar significativamente o equilíbrio, além de ser extremamente prazeroso.

 Tipos de lesões mais comuns encontradas no estudo:
 



- Lesões de ombro (bursite, tendinite, distensões em geral)

- Lesões nos cotovelos (epicondilite - inflamação dos tendões do   cotovelo)
-  Inflamação do nervo ciático (dores de quadril) 
- Dores nos joelhos
 
- Entorses e distensões pé  




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário