domingo, 9 de janeiro de 2011

Conheça o Stand Up Paddle tecno-selvagem de Pira da Pororoca!


Pira e Joca, sua sucuri de estimação, cavando com estilo na Pororoca. Arte: Ivan Nóbrega

Pira da Pororoca é um personagem de história em quadrinhos criado pelo designer Ivan Nóbrega para concorrer ao Prêmio Abril de Personagens 2010. O tema é livre e o público alvo são crianças de 7 a 12 anos (o resultado sairá no final de Janeiro). 

Sérgio Laus. Foto: op.com.br/blog/
Ivan nasceu em Brasília, viveu 20 anos em São Paulo e atualmente vive em São Sebastião, litoral norte de SP.  SUP surfista e amante da natureza,  inspirou-se no movimento ‘Surfando na Selva’, criado por Serginho Laus, para compor o personagem. Ele conta que Laus, ao saber da idéia, não só a aprovou como também ficou muito interessado no projeto: “para minha surpresa, Serginho, que também é ambientalista, se empolgou com o projeto e estamos estudando uma parceria”.


Trecho da história "Pirou na China"
O roteiro da primeira história - Pirou na China - e os desenhos foram feitos de forma intuitiva. Como designer Ivan já produziu muitos storyboards sob encomenda, mas é a primeira vez que se dedica a um projeto inteiramente seu: “esse desafio é bem diferente. Muito mais divertido com certeza”, conta.

Seu personagem, Pira da Pororoca, sai do lugar-comum reservado aos índios retratados em histórias em quadrinhos: um jovem índio que vive em uma realidade diferente, com acesso à educação e informação de padrões internacionais. Fissurado por tecnologia, ele vira celebridade surfando a pororoca com Joca, sua sucuri de estimação, quando seu vídeo é visto por milhões de pessoas na internet.

Independente do prêmio, Pira da Pororoca conquistou Ivan, que se apaixonou pelo projeto durante o processo de criação: “Pira e sua turma foram surgindo quase que ‘espiritualmente’. Na verdade sou um amante do surfe e da natureza. Pira é uma consequencia disso. O mundo vive uma grande crise ambiental e as pessoas estão se conscientizando cada vez mais. Temos obrigação de conscientizar nossas crianças que serão as grandes beneficiadas dos movimentos ambientalistas”, finaliza.

Para conhecer mais sobre Pira da Pororoca e sua turma, acesse www.arteria.com.br/pira. A história “Pirou na China”, além de outras fotos e informações sobre Pira, seu Stand Up Paddle e sua turma podem ser conferidos em sua página no Facebook, Pira da Pororoca.  Para mais informações sobre o projeto Surfando na Selva clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário