quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cinco benefícios do Stand Up Paddle para a saúde

Stand UP Paddle faz bem para o corpo e mente. Foto: Julia Peres

Stand Up Paddle é um esporte que proporciona vários benefícios à saúde. Há os óbvios benefícios físicos, mas há também aqueles que são menos óbvios. São benefícios psicológicos, que fazem bem para nossa mente. Quem rema com certa regularidade se sente mais forte fisicamente e também mentalmente renovado. Listamos abaixo aqueles que consideramos os cinco maiores benefícios do Stand Up Paddle para a nossa saúde:

Desenvolve novos grupos musculares
À medida que começa a remar, você vai sentir pequenos ajustes em músculos que você nunca percebeu que tinha! Esportes diferentes usam diferentes músculos, e novo praticante de Stand Up Paddle irá desenvolver grupos musculares que não são exigidos na vida em geral. Não demorará muito para que o corpo se acostume com o uso regular destes músculos e o supista irá descobrir rapidamente que eles modelam muito bem seu corpo, além de contribuir para um sentimento geral de força física.

Trabalha o corpo inteiro
Remar não fortalece somente os músculos dos braços, mas também trabalha o tronco, e de uma maneira extremamente divertida. As pernas também são beneficiadas, pois são exigidas para manter o equilíbrio e direcionamento da prancha. Ou seja, todo o corpo é tonificado e fortalecido.

Os iniciantes podem sentir um pouco de falta de ar e fortes dores musculares, por isso, é necessário bom senso. Se você não faz exercícios regularmente deve remar no máximo uma hora, sempre acompanhado e nos horários em que o sol está mais fraco (leia matéria especial do SUPCLUB sobre o assunto). Entretanto, aqueles que passam a praticar SUP com regularidade, irão se surpreender com a rapidez com que evoluem fisicamente.

Água salgada é boa para a pele
Apenas estar na água do mar ao longo do tempo pode fornecer alguns benefícios para sua saúde. Um deles é um efeito positivo sobre a pele. O sal pode ajudar a tirar as toxinas e sujidades da pele. Mas, claro, sem nunca se esquecer dos cuidados com o sol, usando filtro solar, óculos e boné.

Refresca a mente
Recebemos constantes lembretes de como o exercício é importante para o nosso bem-estar geral. O exercício regular ajuda a remover as “teias de aranha internas” que nos mantêm apáticos e desmotivados. O exercício é importante, pois faz o sangue fluir e o coração a bater; também ajudar a limpar e refrescar a mente. Após a prática de Stand Up Paddle, você normalmente se sente muito bem e pensa melhor. E uma das vantagens de se exercitar com um SUP é o fato de que o calor, que normalmente se acumula pela atividade física, é aliviado pelo refrescante contato com a água.

Traz benefícios sociais
A saúde e o bem-estar também podem ser afetados pela forma como nos relacionamos com os outros. Este esporte é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e também para compartilhar diversão com os amigos já existentes.

Como na maioria dos esportes, o Stand Up Paddle auxilia na manutenção da saúde geral, mas o que destaca o SUP entre tantos outros esportes, é a maneira pela qual se realiza esse exercício. Os efeitos dolorosos de uma atividade física mais intensa são aliviados pelo fato de que uma pessoa se sente mais relaxada quando rema entre belas paisagens. Além disso, sempre há a possibilidade de se descansar sobre a prancha, pois sua estabilidade e tamanho permitem isso.

Adaptado do texto de Penny Clements-Piper/ supgearaustralia.com

4 comentários:

  1. Como marinheira de primeira viagem a bordo de uma prancha, comprovo que praticar Stand Up Paddle mexe com a musculatura de todo o corpo, mas senti um cansaço maior nos braços. Na uma hora em que estive na água (devidamente acompanhada da minha tutora Julia Peres), me senti muito bem mesmo com os tombos e plateia não esperada. E o bem-estar e relaxamento definitivamente se prolongaram por um bom tempo na minha mente. Ah! Benefícios sociais? Não faltou gente puxando papo comigo, uns dando "dicas" de como me manter de pé em cima da prancha, outros torcendo, outros compartilhando as dificuldades iniciais de um supista, mesmo para quem já surfa. A conclusão: vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Eduardo Marcelo Nicastro de Carvalho, sou formado em Ciência da Computação, faço Stand Up Paddle a 1 ano e 2 meses, já perdi 21 kg, remando diariamente... no inicio, comecei a passear pela praia das 19:00hrs às 20:30hrs de terça a sexta-feira na ponta da praia... e sábados e domingos remava no minimo 10km, hoje já tive o prazer de conhecer todas as praias da ilha de São Vicente e da ilha de Santo Amaro... conheci os golfinhos chamados de toninhas na ponta do Munduba no Guarujá perto do Farol da Moela, presenciei o pulo da Arraia bem de perto, logo após a ilha das palmas e fiquei fascinado pelo mar, hoje posso dizer que sou uma pessoa mais calma e no meu trabalho o meu rendimento melhorou... hoje sou uma pessoa muito mais feliz...

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, eu comecei a remar de SUP com a idéia de usá-lo para me manter em forma para o surf. Só que, após os primeiros contatos com o esporte, fiquei totalmente apaixonado. A riqueza do SUP é imensa!

    Aloha!

    ResponderExcluir