quarta-feira, 2 de março de 2011

Editora australiana de fitness conta sua experiência com o SUP

kris abbey. Foto: rescu.com.au

Kris Abbey, editora de fitness das revistas australianas Better Health and Spa Life Magazine, foi convidada por um amigo a fazer uma aula de SUP e ficou fascinada. A experiência foi tão positiva que ela publicou um longo texto em seu blog descrevendo sua experiência e os benefícios proporcionados pelo Stand Up Paddle, um esporte que descreveu como um treino maravilhoso para o corpo, mente e alma.

Abaixo você confere uma tradução livre dos melhores momentos do texto de Kris feita pelo SUPCLUB. O texto original, em inglês, pode ser conferido clicando aqui.

Os Benefícios do SUP

Tudo começou após um convite de meu amigo Matt Grainger, da Manly Surf School para experimentar o SUP. A aula de Iniciação aconteceu em uma lagoa de águas calmas. Isso ajuda a começar a desenvolver o equilíbrio, bem como a dominar algumas habilidades básicas de remada para mover e controlar a prancha. Estas habilidades são aprendidas de maneira muito mais fácil em águas tranqüilas, uma vez que elementos externos como ondas e ventos fortes não permitem que o iniciante se concentre totalmente no SUP. 


"Os benefícios emocionais não podem ser subestimados"
Quando ele sentiu que eu estava controlando a prancha e o remo sem precisar de ajuda, me levou para o mar. A parte mais difícil foi passar a arrebentação. Como as ondas vêm em séries, assim que a última onda quebrou, Matt me instruiu a remar deitada sobre a prancha, exatamente como os surfistas, com toda força, até ultrapassar a linha da arrebentação. Este é um ótimo treino para os ombros, costas e braços. E isso certamente faz seu coração funcionar e acelera seus batimentos cardíacos. Não só pelo exercício, mas também porque a tentativa de vencer as ondas é emocionante!


Uma vez que você está fora da zona de impacto, uma sensação de calma prevalece. E aqui eu finalmente percebi o que há de tão viciante sobre o surf (além da emoção de surfar uma onda), que é esse sentimento de paz. Quando eu sento na minha prancha, embalada pelo leve balanço do movimento da água abaixo, tudo no mundo é esquecido. Essa distância de 200m que me separa da praia e do contato com a realidade, pode muito bem se transformar em 200 mil km de distância.

Como a água do oceano é muito mais turbulenta do que a água parada da lagoa. Eu naturalmente contraio os músculos da barriga para manter o equilíbrio. E como descrever a sensação de estar em cima do oceano, deslizando sobre a água e sentindo-se gradualmente no controle da situação? Um grande sentimento de amor à mãe natureza me invade, ao mesmo tempo em que procuro não temer o que possa aparecer em baixo da prancha. A sensação do medo vai se misturando à sensação de serenidade.
  
Remamos tranqüilamente por cerca de 30 minutos. Meu objetivo é, definitivamente, trabalhar bem braços e ombros. Mas os benefícios emocionais não podem ser subestimados. Totalmente perdida no momento, surpreendo-me quão rápido o tempo passou quando Matt sinaliza que e é hora de voltar. Temos duas opções aqui: você pode aproveitar a onda e surfar em pé de volta à praia ou pode ficar na posição horizontal e usar o sup como um body board. 

Então, de volta a terra firme, estou me sentindo um pouco cansada e muito inspirada. Encontrei um ótimo passatempo que pode ser desfrutado por qualquer pessoa. Um treino maravilhoso para o corpo, mente e alma.


Stand Up Paddle é um esporte ideal para cross-training (treinar outras modalidades aeróbias enquanto você descansa da sua atividade principal), concentrando-se em suas pernas, costas, pés, braços, pescoço e ombros. Este esporte também é perfeito para aqueles que procuram um exercício de reabilitação mais divertido do que ficar dando voltas de natação na piscina.


Por Kris Abbey, Fitness Expert
Tradução livre: SUPCLUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário