segunda-feira, 18 de abril de 2011

SUP Culture: Alma do Mar é um pedaço da praia no coração de Sampa


Na correria que é o dia a dia em São Paulo, nem sempre é possível arranjar tempo para uma remada nas represas da cidade ou um SUP Surf na praia mais próxima. Porém, se você estiver nas proximidades do bairro da Vila Madalena, vale muito a pena conhecer a galeria Alma do Mar e esquecer por um momento que está na selva de pedra. 


Tito Bertolucci com a lenda viva Greg Noll. Foto: arquivo pessoal
A primeira galeria de arte no Brasil dedicada exclusivamente a obras ligadas ao mar e à cultura do surf é uma criação de Tito Bertolucci, um ex. executivo da área de marketing de uma grande empresa nacional que após uma viagem ao Hawaii, em 1994, teve seu primeiro contato com uma galeria de arte oceânica. O impacto desse encontro mudou a vida de Tito, que ao longo de 12 anos e muitas viagens ao redor de picos legendários do surf mergulhou na “Beach Culture” para então criar a sua própria galeria de arte oceânica, a Alma do Mar. Tito largou a vida de executivo de marketing para se dedicar à atividade de artista plástico e galerista.

As peças de arte coletadas por Tito durante suas viagens a lugares como Hawaii, California e Austrália, incluem pranchas de coleção e séries limitadas, skates antigos originais, posters retratando a história do surf no Hawaii, souvernis feitos à mão por artesãos e vasto acervo de obras de arte nacionais e internacionais relacionados à “Beach Culture”.

O acervo de pranchas da galeria Alma do Mar é exclusivo. Há uma prancha feita em madeira e madrepérola adquirida por Tito diretamente das mãos de Ranny Yater, durante uma exposição de arte em Santa Barbara e peças que se tornaram verdadeiras relíquias com o passar dos anos, como a prancha da série “Finger 8” praticamente esculpida pelo lendário Greg Noll no final dos anos 60, além de uma coleção de quilhas em madeira assinadas pelo próprio Greg Noll sob um chassi de acrílico. Outro destaque é a prancha usada no Filme Endless Summer em uma session filmada na Indonésia, adquirida pela galeria diretamente das mãos do surfista Robert “Wingnut” Weaver. A prancha é toda assinada por lendas do surf, como Pat O´Connell, Bruce Brown e Dora Brown. 

                  
Além do passeio cultural retratando as pranchas de surf, a galeria Alma do Mar possui um rico acervo literário relacionado à fotografia, arte e cultura surf. Alguns dos livros mais cobiçados por artistas e fotógrafos são disponibilizados para o púbico e jornalistas, tanto para pesquisa como para a apreciação. Nomes como Robb Havassy, Sean Davey, Flavio Caporali, Greg Noll, entre outros, compõe páginas alucinantes, coloridas com muita qualidade de impressão. Além dos livros, alguns dos principais veículos de mídia especializada em surf, como jornais e revistas possuem edições históricas e revistas com coleção completa desde as primeiras edições lançadas no Brasil.

Além disso, artistas cujas obras estão relacionadas à “Beach Culture” realizam regularmente exposições de arte no interior da galeria. Durante o ano de 2010 artistas como Ithaka, Drew Brohphy, Claudia Simões, João Vianey, Di Molinaro, Flavia Bassit, Agnelo Palumbo, entre outros, expuseram seus trabalhos e há aqueles que estão em exposição permanente na Alma do Mar.

A galeria Alma do Mar fica na Rua Harmonia 150, Vila Madalena – São Paulo – SP – Mais informações no site www.almadomar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário