terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dica de Leitura: A Onda - Em busca das gigantes do oceano, de Susan Casey


Uma ótima dica de leitura para o final de ano é o livro “A Onda – Em busca das gigantes do oceano”, de Susan Casey, recém-lançado no Brasil pela editora Zahar.

De leitura agradável e narrado em ritmo eletrizante, o livro é um estudo sério sobre ondas gigantes e os efeitos do aquecimento global em sua formação feito através da convivência da autora com três tribos que, cada qual a seu modo, se empenham em enfrentar e estudar esses monstros do mar: surfistas, capitães de barcos e cientistas.

Há relatos assustadores como o de um pesquisador que sobreviveu a uma tempestade horrível no Mar do Norte, próximo à Escócia, a bordo do RRS Discovery, um navio de pesquisa que registrou e foi atingido, nesse episódio, por ondas com mais de 30 metros (aproximadamente 100 pés).  Poucos tiveram a chance de voltar para contar uma história como essa. Na última década aproximadamente 600 pessoas a bordo de 130 navios desapareçam por conta de ondas dessa magnitude.

Laird Hamilton é o personagem central do livro
Surfistas são o grande destaque do livro e prestam um grande serviço à autora. Sobre sua experiência, Casey disse que “cientistas sabem teoria, mas muitos admitem ficar enjoados no mar. Surfistas são os mais entendidos de ondas grandes. Eles estão lá, experimentando a força do oceano. E também entendem da parte teórica”. Laird Hamilton, aliás, é o persogem central do livro e é idolatrado pela escritora, mas há participação de outros big riders também, como a brasileira Maya Gabeira.

A Onda é uma ótima pedida para quem quer saber um pouco mais sobre o funciomaneto do oceano, seus perigos e seus personagens. O único “problema” é se, após ler o livro, bater aquela vontade de dropar as grandes em pleno flat de verão! Ainda bem que quem pratica SUP se diverte em qualquer condição de mar, rio ou lagoa!

Serviço:

A onda - Em busca das gigantes do oceano
Autora: Susan Casey 
Editora: Zahar
Site: http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1373

Nenhum comentário:

Postar um comentário