quinta-feira, 10 de março de 2011

Stand Up Paddle inspira a criação de novos esportes

Assim como o skate e o body board foram inventados inspirados no surf, para atender a determindas necessidades enfrentadas por seus criadores, o Stand Up Paddle também anda inspirando "professores pardais" mundo afora. Dois exemplos são o Shark Paddle e o SUP Ski.

 Shark Paddle 
                                Mattei testa seu invento. Foto divulgação
O esporte que mistura Stand Up Paddle com Kayaksurf é uma criação do brasileiro Alexandre Mattei. Não por acaso, ele foi a primeira pessoa a usar o termo "Paddle Surf" no Brasil. Alexandre batizou assim a atividade que gostava de praticar: remar em seu caiaque para entrar nas ondas e depois ficar de pé, usando o remo para manobrar. Isso em 1996!

Inspirado pela a popularidade do SUP e pela revolução dos materiais com os quais as pranchas são feitas hoje, Alexandre resolveu desenvolver uma prancha que permitisse fazer aquilo que gostava em 96, só que agora com mais segurança e design próprio.


O Shark Paddle é isso: um mistura de SUP, Kayaksurf e Waveski, onde o praticante deverá surfar de pé e sentado. Confira abaixo o vídeo sobre o Shark Paddle:




 SUP Ski   

  Jason Starr mais um "prof. Pardal" a testar sua invenção. Foto: starrsurfskis.com

O norte-americano, Jason Starr, de Colchester, Vermont, passou os últimos cinco anos de sua vida trabalhando em seu projeto inspirado no SUP, o SUP Ski, que é exatamente o que seu nome diz: remar e surfar em cima de dois esquis projetados para flutuar sobre a água com o auxílio de um remo de dupla face, aos moldes dos remos de kaiak.

Jason, inclusive, já patenteou toda a idéia. Ou seja, não apenas as pranchas (ou skis, como queira), mas até mesmo o "método" propriamente dito foi patenteado, incluindo o uso de um jet ski para rebocar o praticante nas ondas.

A idéia de esquiar nas ondas, por mais exótica que pareça, já foi experimentada por feras do quilate de Chuck Patterson, que em Janeiro desse ano foi visto fazendo tow in em Jaws, surfando, ou melhor, "esquiando" a temida onda havaiana rebocado por um jet ski.

Jason está realmente empenhado em revolucionar os watersports e para tanto, criou um site, o http://www.starrsurfskis.com onde divulga toda a informação disponível sobre esse novo esporte, incluindo vídeos, fotos e depoimentos. Abaixo você confere um vídeo sobre o SUP Ski:


Free Water Skiing, Part 2 from Jason Starr on Vimeo.

 + Informação  Leia a entrevista com Alexandre Mattei feita pelo SUP CLUB clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário