segunda-feira, 11 de abril de 2011

Movimento "SUP Consciente" une lazer e consciência ambiental

Galera reunida posa para foto com lixo recolhido na praia. Movimento une lazer e consciência ambiental

Praticantes de Stand Up Paddle da Baixada Santista, cansados de encontrar tanto lixo boiando no mar e em praias desertas por onde costumam remar, resolveram arregaçar as mangas e passaram a trazer de volta para a correta destinação o máximo do lixo que conseguem trazer. A idéia rapidamente ganhou apoio de outros remadores e virou um movimento, o “SUP Consciente”.

Sem muito alarde e sem a pretensão de “salvar o mundo”, o SUP Consciente é um movimento formado por amigos que tem em comum o amor pelo SUP e a consciência de que o cuidado com o lixo é uma responsabilidade de todos. Se cada um adotasse medidas básicas como não jogar lixo fora de lixeiras e exigisse dos governantes maior seriedade quanto a destinação e tratamento do lixo, muitas mortes de animais marinhos seriam evitadas, além da redução drástica de problemas de saúde pública causados por proliferações de doenças e viroses. Mesmo a quilômetros de distância da praia, a maioria do lixo jogado irresponsavelmente em vias públicas acaba no mar.

Conversamos com Eduardo Marcelo Nicastro e Cristiane Diogo, idealizadores do movimento que atenciosamente responderam às perguntas do SUPCLUB. Confira a entrevista abaixo:


Cristiane e Eduardo Marcelo. Foto: arquivo pessoal
SUPCLUB - como surgiu a idéia do ‘SUP Consciente’? 
Em uma de nossas remadas, o excesso de lixo encontrado no mar nos chamou a atenção e nos incomodou bastante. Chegando na Praia do Sangava (praia deserta localizada entre Santos e Guarujá acessível somente por mar), nosso destino naquele dia, começamos a notar mais lixo na areia e começamos a conversar sobre isso, e a pergunta foi: por que existe tanto lixo nas praias? Por que e por onde ele chegou aqui? Há quanto tempo esse lixo deve estar aqui? E enfim, o que nós poderíamos fazer para tentar eliminar isso através do Stand Up? Nós resolvemos então, em comum acordo, fazer alguma coisa, e não ficarmos mais ignorando o lixo passando por nós sem nada fazer. A decisão foi de coração e sem nenhuma pretensão de salvar o mundo, e sim fazermos a nossa parte sem qualquer obrigação por trás disso. E acabamos chegando a uma conclusão, a conscientização ambiental sem obrigação é o melhor caminho.

SUPCLUB – Por que vocês resolveram criar esse movimento?
Resolvemos criar esse movimento por notarmos que as pessoas ignoram o lixo, seja na rua, na praia, nas casas que beiram nossos rios, em todo lugar você encontra um plástico ou um papel jogado e ignorado pelas pessoas! A maioria delas simplesmente não se importa com isso. E por termos uma boa visão remando no Stand Up Paddle, e a facilidade de retirarmos o lixo do mar e por estarmos sempre muito perto desses lixos boiando. Por isso demos início a esse trabalho, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre o lixo que é jogado ao mar, tem muito lixo em nossos rios e que a correnteza do mar leva embora, mas traz de volta com as marés, em um ciclo vicioso, já vi a mesma boneca sem um dos braços boiando com ‘cracas’ por dias em nosso canal na ponta da praia em Santos-SP, e escutei vários comentários sobre essa boneca com o pessoal que remava comigo em vários dias diferentes, e que ninguém retirou! Eu fiquei com a consciência pesada sobre isso! Hoje eu vejo e retiro com a maior satisfação, a cada plástico retirado do mar parece que um peso sai de nossas costas, nos sentimos de alma lavada, com sentimento de missão cumprida.

Paisagens lindas fazem parte do 'pacote'. Foto: arquivo pessoal
 SUPCLUB - o que mais chama a atenção no lixo que vocês encontram na praia? 
As garrafas pet que estão há muito tempo boiando, já com limo e ‘cracas’. Mas o lixo encontrado é de uma diversidade tamanha: escova de dentes, detergentes, shampoos, calçados em geral, potes de comida, embalagens plásticas, baldes, sacos de lixo, sapatinhos de bebês, fraldas, seringas descartáveis, garrafas de vidro, muita corda, redes de pesca, linhas de pesca, latas diversas, pneus, isopor, sacos de café, já presenciei até um tubo de televisão e um sofá boiando. É muito triste ver praias lindas de nossa região com esse tipo de lixo boiando, trazido pelas correntes e ondas. Triste e preocupante, pois não sabemos a procedência desse lixo, sendo que muitos deles são altamente nocivos, contaminando o meio ambiente e ameaçando a saúde da população. As pessoas não tem noção do estrago que estão fazendo lançando o lixo em lugares inadequados, por isso a conscientização ambiental é tão importante.

SUPCLUB - Tem algum tipo de lixo mais comum?
Sem dúvida nenhuma, sacolas plásticas e garrafas pets são os mais comuns.

SUPCLUB - como vocês se organizam para fazer os passeios?
Nos organizamos pelo Facebook com amigos e conhecidos e por telefone inicialmente. Mas se alguém se sentir preparado e disposto a ajudar e quiser participar será muito bem vindo, trocamos experiências de remadas anteriores com a galera nova, nunca deixamos ninguém para trás, procuramos remar na mesma velocidade, se uma turma vai remando mais à frente dos demais, esperam em locais estratégicos. Eu que tenho mais experiência nesse trajeto de SUP, estarei sempre com os últimos da turma para dar força e explicar como é possível chegar sem exigir tanto do corpo, temos pontos onde podemos parar para descansar, beber água e prosseguir. E logo o percurso se torna algo tão prazeroso que todo mundo curte.

Trazendo o lixo de volta. A sensação de satisfação por fazer o bem não tem preço.
SUPCLUB - tem um dia certo, horário, como funciona?
Nossos passeios estão marcados para todos os sábados às 7h da manhã no Deck do Pescador – Ponta da Praia, em Santos-SP, e só cancelamos se o mar e o tempo não derem condições. Funciona da seguinte maneira: cada participante traz um saco de lixo, uma luva de limpeza doméstica para não correr o risco de se contaminar com o lixo, água para beber, algum alimento para passar o dia na praia, remamos 6,54 km para chegar na praia do Saco do Major, eventualmente, dependendo das condições do mar, paramos na praia do Sangava que é uma anterior, curtimos a praia, conversamos e trocamos nossas experiências, bebemos e comemos. Em meia hora fazemos em equipe o trabalho de coleta de lixo que é rápido, pois não podemos trazer muitos sacos de lixo cheios em nossas pranchas, e quem tem as pranchas de 12,6 pés, traz a maior quantidade de lixo, mas o importante é saber que cada pessoa vai carregar a quantidade de lixo que for mais viável. Depois voltamos remando e retirando sacos plásticos e garrafas que vamos encontrando boiando pelo caminho e o que der para levar nas pranchas em 6,54 km de volta até o deck do pescador.

SUPCLUB - como fazer para participar dos passeios e ações?
Quem quiser participar direta ou indiretamente, aceitamos doações de sacos de lixo como ajuda, e quem tiver embarcações como barcos, caiaques, canoas e Stand Up Paddle e que tenham experiência em remar podem participar. Você também pode participar indiretamente do passeio, fazendo sua parte em sua casa, na sua rua, na sua escola, no seu trabalho, no seu mar, na sua praia, em qualquer local, faça sua parte, tire uma fotografia e envie para o email nicastro_carvalho@hotmail.com ou criszamari@hotmail.com que nós publicaremos com o maior prazer em nosso Facebook junto com nossas fotos em álbuns semanais do SUP CONSCIENTE.

SUPCLUB - gostariam de deixar algum recado? 
Não ignore o lixo, mesmo que não tenha sido você quem o jogou, incomode-se por ele estar fora da lata de lixo e principalmente se ele estiver jogado no meio ambiente, e dessa forma será um lixo a menos boiando em nossas praias e rios, e a natureza agradece!

 + informação 


 Assista à “Lixo Extraordinário”, documentário indicado ao Oscar sobre a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz. Um interessante exercício de reflexão sobre o papel do lixo na sociedade moderna.

3 comentários: