quarta-feira, 13 de abril de 2011

SUP Entrevista: Leco Salazar e o SUP progressivo

Com um repertório de manobras incrível, Leco é um dos favoritos ao título mundial de SUP Surf. Foto: James Thisted


De malas prontas para França, onde irá participar da segunda etapa do circuito mundial de SUP Surf, o Stand Up World Tour, Leco Salazar trocou uma idéia com o SUPCLUB sobre treinamentos, pranchas e manobras progressivas no SUP. Confira a entrevista com o santista que vem revolucionando a maneira de se surfar de SUP e é um dos favoritos ao título mundial desse ano.



SUPCLUB - Como você está se preparando para a próxima etapa do mundial que acontece final de abril, na França? Como são seus treinos?

Leco - Meu treino é muito simples. Surfo todos os dias. Quando não tem onda, saio para remar e quando tem onda, vou surfar de pranchinha, longboard ou SUP. Simples, mas com dedicação: acordar cedo, treinar e treinar...

"Logo mais irei publicar um vídeo dessa nova manobra" 

SUPCLUB - Você já domina manobras com alto grau de dificuldade como 360º e laybacks e é o cara que está na vanguarda do SUP mundial em termos de manobras progressivas. Qual é a próxima manobra que você vai tirar da cartola? Aéreo de SUP? Ou essa manobra você já está dominando?
No Hawaii executando uma de suas marcas registradas, o 360º. Foto: Isaac Frazer.
Leco - A galera fica vendo os vídeos no youtube, vai aprendendo e agora o 360º já ficou manjado! Eu sinto que estou influenciando a galera em relação às pranchas e possibilidades de manobras, até porque o SUP Surf é uma modalidade nova que está crescendo a cada dia e a gente acaba servindo de exemplo. Já estou mandando aéreos, mas tem que ser em condições (de onda e vento) certas. Agora, a manobra que estou tirando da cartola é "segredo". Estou treinando e já completei varias vezes. Logo mais irei publicar um vídeo dessa nova manobra que acredito que inventei!

SUPCLUB – E por falar em prancha, qual tamanho de prancha você prefere?

Leco - Minhas pranchas vão de 8’8” até 9’4”, no máximo.

SUPCLUB - Além do SUP, você também é atleta profissional de longboard certo? E o SUP Race? Você não tem vontade de competir nessa categoria?

Com Hilton Alves, sendo entrevistado no Hawaii.
Leco – Para competir sou apenas SUP Surf. Não participo de provas de remada. Meu foco no SUP é o mundial (Stand Up World Tour) e, certo, também participo do circuito brasileiro de longboard e etapas do LQS (Longboard Qualifying Series), que é o circuito classificatório para o WLT (World Longboard Tour). Atualmente estou em 3º lugar no ranking.


SUPCLUB – Voltando para o SUP, de uma maneira geral, no Brasil e no mundo, quem você mais admira?

Leco - Admiro vários surfistas... Duane de Soto, Laird Hamilton, Kai lenny, Carlos bahia, Haroldo Ambrosio.

SUPCLUB – Valeu Leco, gostaria de deixar algum recado?               
                          
Leco – Surf é qualidade de vida, mas temos que respeitar nossos limites dentro do mar, ter certeza do que estamos fazendo, respeitar a natureza e procurar fazer o bem pra humanidade. Boas ondas a todos “surf is my life”!! Mahalo/Aloha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário