terça-feira, 2 de novembro de 2010

SUP DOC: dores no ombro




Se você pratica SUP há algum tempo é muito provavel  que em algum momento tenha sentido dores em seus ombros pelo menos uma ou duas vezes e talvez até mesmo tenha ficado fora da água por alguns dias para se recuperar.

Alguns dos motivos mais comuns que podem levar o praticante de SUP a sentir dores nos ombros são a falta de aquecimento antes da prática, falta de alongamento após a prática,  o uso de um remo de tamanho errado, má técnica, esforço repetitivo e excesso de uso - ou combinação de dois ou mais casos.

Qualquer uma dessa atividades  pode causar inflamação no ombro, pois quando um músculo ou tendão é forçado além do seu limite lesões microscópicas irão ocorrer. A inflamação é na verdade uma parte normal do processo de cura. No entanto, se o músculo ou o tendão não consegue tempo suficiente para curar antes que seja submetido à mesma atividade, a inflamação pode se tornar crônica e causar danos progressivos para os tecidos.

A atividade da remada gera um atrito entre os tendões e músculos do ombro que pode evoluir para a irritação e inflamação, mais conhecida como tendinite do manguito rotador ou tendonosis. Além disso, esse movimento pode comprimir a bolsa sub-acromial, um saco contendo uma pequena quantidade de líquido lubrificante, que está entre os músculos e tendões do ombro, na parte frontal, causando o problema conhecido bursite.

Por isso, fique atento aos primeiros sinais de dores contínuas em seus ombros e veja se não está cometendo alguma das falhas acima descritas, principalmente se está com o equipamento certo e não se esqueça de se aquecer (que é diferente de se alongar) sempre antes de praticar SUP. O Aquecimento é um dos aspectos mais importantes, pois atua na transição do organismo do estado de repouso para a atividade.

Atividades paralelas como Yoga, Ginástica Funcional e Surf Treino são muito boas para um trabalho de fortalecimento e claro: converse com um ortopedista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário